terça-feira, 22 de abril de 2014

Atividade 5 sugestoẽs de planos de aula.

Escola: minha pequena comunidade.

Autor e  
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

 Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·         Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
·         Ler e interpretar o gênero textual: texto informativo;
·         Perceber e comparar finalidade de um texto;
·         Entender o limite do outro;
·         Identificar atitudes positivas e negativas nas relações dentro da escola;
·         Construir relações sociais;
·         Identificar os espaços físicos da escola e suas funções;
·         Comparar alguns aspectos da escola de antigamente com a escola atual;
·         Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades.
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler, de interpretar ilustrações, pequenos textos e músicas. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop e Ipad.

1ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

Motivando: roda de conversa

Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que cada um sabe sobre sua escola (nome, localidade, espaços físicos e outras curiosidades).
Para isso, prepare uma caixa com imagem dos espaços frequentados pelos alunos em fichas, cada um deverá pegar uma imagem e tentar descobrir o nome ou a localidade do espaço. Promova um momento de descontração com a turma.
Depois, apresente e cante a música: “Amigo e Companheiro” da Turma do Balão Mágico, em Data Show ou se preferir a música poderá ser escrita em cartolina ou papel Kraft.
 
Amigo e Companheiro
Amigo Companheiro de Colégio
Hoje eu canto de alegria

Por de novo te encontrar
Nas férias, eu brincava todo dia
Mas no fundo o que eu queria
Era mesmo estar aqui

Uma pipa no céu todo azul
É tão linda de se ver

E brincar de boneca pra mim
Fez meu tempo não correr
Mas a escola é a luz
Que ilumina o caminho da gente

E é por isso amiguinho
Que hoje eu estou tão contente

Toda volta pra escola é assim
Tanta história pra contar
Todo mundo querendo se ver
Todo mundo querendo falar
A escola é a luz

Que ilumina o caminho da gente
E é por isso amiguinha
Que hoje eu estou tão contente.


Fonte: Sítio: “Letras.mus.br. Amigo e Companheiro Turma Balão Mágico”. Disponível em: http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/75262/.  (Neste sítio você encontrará a letra e vídeo da música Amigo e Companheiro.). Acesso em: 05 de abr. 2014.

Em seguida, questione-os sobre a música cantada com a turma.
  • Qual o assunto principal da música?
  • Quando você entra de férias, sente saudade da escola e dos amigos?
  • Qual a atividade você mais sente saudade quando fica sem ir à escola?
  • Qual o nome do amigo que você mais gosta?
  • Qual a brincadeira você gosta de realizar com seus amigos na hora do recreio?
  • Comente com os colegas e professores como é para você a volta às aulas?
Professor, como forma de registro, os alunos poderão elaborar uma ficha contendo as informações essenciais sobre sua escola, no caderno de História ou de Geografia.
 
ficha de atividade
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
 
Professor, organize o ambiente escolar para que todos os alunos se sintam à  vontade para apresentarem sua ficha sobre suas preferências na escola. Se achar oportuno, filme as apresentações e depois assista com os alunos.
 
CONHECENDO OS ESPAÇOS DA ESCOLA
Professor, organize os alunos em pequenos grupos e solicite que com a sua presença explorem os espaços da escola, conhecendo e observando os objetos, materiais e pessoas que trabalham neles. É importante conversar com os alunos sobre o que deverão observar, a maneira de se locomover, sem atrapalhar o fluxo e as aulas dos outros colegas de classe.
Cabe a você professor de acordo com a sua realidade, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o passeio por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar. Explore com os alunos os espaços físicos e a função que cada funcionário desempenha.
Caso sua escola possua Laboratório de Informática ou laptops, você poderá propor que os alunos utilizem o programa Tux Paint, para registrar os espaços físicos da sua escola com desenhos. Para isso, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). 
Ao terminar salve em um pendrive e imprima o trabalho que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados nos corredores da escola.
atividade de casa
 
Converse com seus familiares sobre como era a escola que eles estudavam na época deles, seu espaço físico, materiais e professores. Descreva em um pequeno texto relatando as curiosidades que você descobriu sobre a escola de antigamente no tempo de seus pais/avós e até bisavós.
 

2ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

DIFERENTES LUGARES PARA APRENDER

Professor, é importante preparar um momento para debater os textos e os relatos das descobertas das escolas de seus familiares. Estabeleça comparação entre a escola dos familiares com a de hoje, comente sobre os recursos visuais, áudio e materiais que eles utilizam com os que seus familiares relataram.
Converse com os alunos que existem maneiras diversificadas de aprender. Aprendermos com os pais, os amigos, os professores, tanto na escola como fora dela. A escola pode funcionar em um templo, na sala de um edifício ou em qualquer outro tipo de construção.
Professor, prepare as fotografias que representam atividades escolares em diferentes lugares para serem apreciadas pelos alunos. Para isso, utilize Data Show ou se preferir poderá ser fixado em cartolina ou papel Kraft.
Diferentes lugares

Fonte: SECCO, Lucélia. Coleção Aprender a aprender: História Ensino Fundamental. São Paulo: PD, 2012, p.106.

Posteriormente, levante os questionamentos:
  • Todas as escolas são iguais?
  • Quais as diferenças entre as escolas?
  • Por que as escolas são diferentes?
  • Além da sala de aula, em quais outros lugares as pessoas aprendem?
  • Observando as fotografias qual dessas escolas você gostaria de estudar? Por quê?
Professor, é importante que o aluno perceba que as escolas não são todas iguais e que o aprendizado ocorre de várias formas. Existem diferenças na estrutura física das escolas.
Organize os alunos em grupos e solicite que fotografem ou desenhem os espaços que são utilizados por eles dentro da escola. Durante uma semana os alunos deverão registrar em uma ficha: o horário, o nome e o local que aprenderam coisas novas.
O registro poderá ser feito no caderno de História ou de Geografia, ou caso sua escola possuem os laptops, você poderá sugerir que os alunos façam suas fichas utilizando o programa KWord seguindo os passos: (Área de trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no mural da sala de aula para apreciação de todos. Veja a sugestão abaixo:
tabela 
Fonte da imagem: Acervo própria da autora.

Professor, prepare um momento para socialização das produções dos alunos no final da semana. Peça que formem um círculo e apresentem suas observações. Após as apresentações monte um painel com as produções apresentadas.

3ª Atividade:aproximadamente 60 minutos

A ESCOLA E SUAS NORMAS

Professor, além do espaço físico é fundamental discutir com os alunos sobre as regras de convivência dentro da escola. Disponibilize um texto informativo do sítio Smarkids “Gente Boa Cidadania na Escola”.
Caso sua escola possua os laptops do Projeto Um Computador por Aluno - UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos alunos que acessem o sítio para realizarem a leitura. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
texto gente boa
Fonte: Sítio: Canal Kids. Gente cidadania na Escola”. Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/escola.htm>. (Neste sítio você encontrará texto informativo sobre a cidadania dentro da escola.). Acesso em: 04 de abr. 2014.

Posteriormente, questione-os:
  • Quais as regras citadas no texto?
  • Vocês conhecem as regras da sua escola?
  • Para vocês qual é a regra de convivência dentro da escola considerada mais importante?
  • Quais as regras vocês acham que poderiam ser modificadas?
  • Você e seus colegas ajudam a cuidar da escola? Como?
  • Que regras vocês criariam para a escola?
Professor, converse com a turma que, para convivermos com as pessoas nos diversos lugares que frequentamos, deve-se respeitar algumas regras. Para ilustrar esse momento providencie aos alunos as imagens abaixo, seja em projeção utilizando Data Show ou em cartazes e peça que realizem as leituras de cada espaço da escola e suas regras.
escolaregras

Fonte: GIARETTA, Liz Andréia e PINELA, Thatiane. De olho no futuro. 2º Ano Geografia. São Paulo: Quinteto Editorial, 2011, p. 104-105.

Professor, como forma de registro solicite aos alunos que conversem sobre as regras da sua escola, pois podem existir outras regras que servem para organizar o espaço da sua escola ou facilitar o convívio entre as pessoas. Escreva uma delas em seu caderno de História ou de Geografia. Quando todos terminarem é hora de socializar as regras de convivência para toda a turma.
Em seguida, prepare um cartaz e faça as anotações das regras criadas pelos alunos, auxilie-os a relacionarem e a descreverem essas regras. Depois, em grupos, peça para ilustrarem cada regra.
Proponha um momento para socialização dos desenhos e juntamente com a turma montem um cartaz para ser fixado no mural da sala de aula.

4ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

Entrevistando um familiar

Professor, faça uma pesquisa na sala de aula e investigue algum familiar que se disponha a realizar uma entrevista contando sobre sua vivência na escola no tempo em que era criança.
Converse com os alunos sobre as perguntas e elaborem um questionário antes da entrevista.
  • Que ano você iniciou seus estudos na escola?
  • Como você se locomovia até a escola?
  • Como eram seus materiais? Onde conseguia?
  • Como eram o lanche e a cantina?
  • Qual era o espaço físico da escola? Existia biblioteca?
  • O que vocês faziam na hora do lanche?
  • Qual era a postura do professor?
  • Que tipo de tarefa você levava para casa?
  • O que o professor fazia se o aluno desrespeitasse as regras?
  • Quais eram as regras da escola que mais te chamaram atenção?
  • Tem mais alguma coisa que gostaria de relatar?
Professor, esse momento é importante para levar aos alunos a comparação da forma como a escola era estruturada e como é hoje. Auxilie os alunos a perceberem as semelhanças e as diferenças que existiam antigamente e nos dias atuais.
Escreva um pequeno texto relatando as informações coletadas. Registre no caderno suas descobertas.
Professor, para finalizar a aula divulgue as produções dos alunos no Blog da turma, caso tenham ou crie um Blog, faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog. Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos. 
 Recursos Complementares
Sugestões de links para os alunos:
Sugestões de links para os professores:
Avaliação
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar o gênero textual: texto informativo; perceber e comparar finalidade de um texto; entender o limite do outro; identificar atitudes positivas e negativas nas relações dentro da escola; construir relações sociais; identificar os espaços físicos da escola e suas funções; comparar alguns aspectos da escola de antigamente com a escola atual; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.


Referência
TEXEIRA, Priscila Gervasio. Escola: minha pequena comunidade. 22/04/2014. Disponivel em: <http://http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55054>. Acesso em: 22 abr.2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário